7 SEGREDOS DAS FAMÍLIAS FORTES

Publicado em 23 de julho

7 SEGREDOS DAS FAMILIAS FORTESFamília deveria ser uma palavra que evocasse sentimentos do amor, aceitação, calor, apoio e divertimento.

O lar é o lugar nos sentimos queridos, seguros, e relaxados. Assim , quais são as qualidades que podemos cultivar dentro de nossas famílias que forneçam aos nossos filhos um lar que seja sólido ?

Dentre todas as qualidades quero destacar as sete principais. Elas não estão listadas em nenhuma ordem em especial. Porém elas ajudarão a definir os valores familiares a serem transmitidos aos filhos. Os 7 segredos das famílias fortes:

1) A família vem em primeiro lugar: um dos ensinamentos que você deve dar os filhos é mostrar que a sua família é o presente mais valioso que há no mundo. Para isso existem muitas maneiras de passar esta mensagem diária. Uma delas é que você deve reservar tempo para estreitar os relacionamentos com cada membro da família.

Programe esse tempo, e se esforce para que pelo menos as refeições da noite sejam feitas em conjunto todos os dias.

Se na semana for impossível programar esse tempo, faça-o nos fins de semana. Estabeleça atividades de relaxamento e diversão.

Ao criar e manter esses momentos em família você estará incutindo valores preciosos no coração dos seus filhos, e mostrando a eles que a sua família vem em primeiro lugar.

2) As tradições e os Rituais familiares- As tradições familiares são responsáveis por manter uma família unida. As tradições e os rituais são únicos e variam de família para família, entretanto são eles que ditam aquelas lembranças gostosas e inesquecíveis da infância.

Você ainda se quando visitava os avós? as comemorações de Páscoa? Natal? Ano Novo? as viagens em família? os passeios? as comidas gostosas que sua mãe fazia? as conversas com seu Pai? as brincadeiras que faziam dentro de casa nos dias de chuva?

Os rituais fornecem a estabilidade às crianças mais novas e previsibilidade aos adolescentes durante as épocas turbulentas.

3) Ouvir com o Coração – quando você ouve com o coração e tenta escutar os sentimentos que estão por trás do que seu filho diz, você está mostrando a ele que realmente o compreende.

Esqueça a lenga-lenga `Porque eu sou o adulto eu sei mais` e apenas concentre-se em ouvir . Além de aprender mais sobre seu filho, também o estará ensinando a habilidade de compreender os sentimentos dos outros.

4) Apoio – apoiar todos os membros da família, motivando-os quando eles enfrentam novos desafios é de suma importância para a construção de um senso de unidade familiar.

Palavras amáveis, bilhetinhos espalhados pela casa mostram aos filhos que você os apoia. Reconhecer os talentos e interesses dos filhos também faz com que eles tenham auto confiança de sair e enfrentar os desafios. Pare e pense: atualmente no que seu filho está precisando de apoio? O que ele precisaria ouvir e saber de você neste momento difícil ???

5) Disciplina – Seu filho PRECISA que você esteja no controle, estabelecendo o rumo, sendo consistente com o que diz e faz, por isso deixe claro suas expectativas e reforce as consequências. Caso contrário eles não terão a autodisciplina necessária para fazer amigos, ir bem na escola ou ser um adulto responsável.

6) Cultive a espiritualidade – Saber que há um poder maior, acima de tudo, nos ajuda a enfrentar os tempos difíceis . Arranjar tempo para agradecer pelos bênçãos recebidas, nos tira do foco egocentrista de apenas preocupar-mos com as nossas coisas, e redireciona o foco para o outro, pois nos lembra que há um mundo fora da nossa casa com pessoas que sofrem e precisam de ajuda. Faz com que o seu filho não cresça orgulhoso e achando-se auto-suficiente.

7) Compartilhar alegria – Rir, continua sendo um poderoso remédio, por isso seja menos sério. Não tenha vergonha de fazer uma guerra de travesseiro com os filhos. Tente relaxar e faça algo divertido com a família todos os dias. Não importa se é um concurso de mímica ou a dança da galinha, divirta-se com eles.

 

livro filhos o que fazer com eles

 

12 erros que os pais cometem

 

como ser pai

 

Artigos Relacionados
Dê a sua Opinião