Educação Financeira dos Filhos

Publicado em 8 de outubro

educação financeira dos filhosEnsinar sobre construção de riqueza começa na infância. Muitos adultos estão endividados e sofrendo por não terem tido  a educação financeira necessária para gerir as próprias finanças  quando eram crianças, e por esta razão vivem utilizando o crédito do cheque especial e sempre pagando o mínimo na fatura do cartão de crédito.

Lidar com dinheiro envolve alguns aprendizados que começam dentro da família, e  na nossa infância. Assim, aqui vão algumas dicas para você começar a fazer isso.

Então ao invés de estimular o consumismo nos seus filhos, comece a utilizar as datas comemorativas, onde eles geralmente querem ganhar presentes, para educá-los financeiramente.

O dia das crianças está chegando então aproveite para presenteá-los com LIVROS! Isso mesmo, livros sobre Educação Financeira.

Seguem abaixo algumas sugestões:

Sementes da Riqueza

Livro:  As Sementes da Riqueza

Autores: Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo

Editora: Humanidades

Ano: 2015

 

 

Sinopse: A obra trata da riqueza em suas várias expressões. Ao mesmo tempo em que sinaliza a importância de aprendermos desde cedo a lidar com o dinheiro e a organizar nossas finanças, valoriza as riquezas existentes na natureza e inerentes a cada ser humano.

 

Zequinha e a Porquinha

Livro: Zequinha e a Porquinha Poupança

Autor: Alvaro Modernell

Editora: Mais Ativos

Ano: 2012

 

 

Sinopse: Zequinha ganha de presente uma porquinha chamada Poupança. Dedica carinho e atenção a ela e descobre que com perseverança e paciência pode realizar muitos sonhos. Esta história procura valorizar também o convívio com animais e a importância dos pais e dos amigos na vida das crianças, e destacar princípios de educação financeira.

 

Crise Financeira na Floresta

Livro: Crise Financeira na Floresta

Livro “Crise Financeira na Floresta”

Autor: Ana Paula Hornos

Editora: Scortecci

Ano: 2014

 

Sinopse: Livro escrito em rimas que explica de forma lúdica como acontece uma crise financeira. Traz conceitos sobre dívida, empréstimo, juros e empreendedorismo de forma divertida através de personagens da floresta.

 

 

Ganhei um DinheirinhoLivro: Ganhei um Dinheirinho

Autor: Cássia D’Aquino

Editora: Moderna

Ano: 2010

 

Sinopse: Este livro pretende preparar as crianças para lidar com dinheiro, ensinar a administração de finanças e mostra como controlar os impulsos imediatistas, a lidar com a percepção de seus desejos e com os limites para a realização desses desejos.

 

 

Menino e o DinheiroLivro: O Menino, o Dinheiro e a Formigarra

Autor: Reinaldo Domingos

Editora: DSOP

Ano: 2012

 

Sinopse: Neste volume, o menino faz uma importante descoberta a respeito de valores como o trabalho, a diversão e a relação das pessoas com o dinheiro.

 

 

 

 

Almanaque MaluquinhoLivro: Almanaque Maluquinho

Autor: Ziraldo

Editora: Globo Livros

Ano: 2012

 

Sinopse: Junim e a Turma do Menino Maluquinho enfrentam dificuldades para administrar mesadas, despesas, cofrinhos e compras, pois o dinheiro nunca chega até o fim do mês. São sete histórias em quadrinhos e 6 curiosidades em que o Junim descobre como surgiu a moeda e como era feita a venda de mercadorias antigamente, como são as notas e moedas brasileiras, os mecanismos da oferta e da procura, como surgiu o salário, como funcionam os bancos e como fazer um orçamento doméstico.

 

Aventura da EconomiaLivro: A Aventura da Economia

Autor: Ana Paula Pregardier

Editora: Bighouse Pub

Ano: 2014

 

Sinopse: Livro lúdico-interativo, trabalha a capacidade imaginativa vivencial das crianças, ajudando no aprendizado sobre como economizar. O livro tem como personagens cinco crianças que têm que resolver desafios e aprender a melhor forma de economia para poder sair do livro.

Artigos Relacionados
Dê a sua Opinião