TRÊS DICAS PARA ACABAR COM A RIVALIDADE ENTRE IRMÃOS

Publicado em 23 de julho

TRÊS DICAS PARA ACABAR COM A RIVALIDADE ENTRE IRMÃOSA rivalidade entre irmãos é tão antiga e remonta desde os tempos de Caim e Abel, e você sabe como terminou essa história.

Se por um lado não eliminaremos totalmente esta rivalidade, é também verdade que podemos aumentá-la ou minimizá-la, dependendo das estratégias que usamos dentro de casa.

Apresentarei três dicas que farão a diferença, para melhor, no relacionamento entre os irmãos daqui para frente.

1) Nunca compare irmãos:

É muito comum pais fazerem comentários comparando o comportamento de um e de outro. Esses comentários podem ser favorávfeis ou não. A verdade é que eles podem fechar o coração do seu filho para você e para o outro irmão, alimentando mais ainda a rivalidade.
Você já deve ter ouvido esta fala: “ Você gosta mais dele do que de mim” , ou ainda “ Porque ele sempre ganha mais do que eu”?. Os irmãos sempre vão fazer comparações entre si, entretanto, jamais você deve fazer isso , por isso fique atento para não alimentar essa rivalidade elogiando um e denegrindo o outro.
Supomos que um dos seus filhos faça tudo direitinho, obedeça, realize os deveres da escola, cumpra com as responsabilidades sem precisar que você fique cobrando.
Por outro lado o outro irmão, só faz as coisas quando você cobra, e nem sempre lhe obedece. Ou seja, você tem um filho `perfeito` e o outro `não toma jeito`

Então você chega para o filho `perfeito`e o elogia e ainda denigre o outro dizendo que o irmão `não tem jeito`, `que o irmão só dá trabalho`.

Fazendo isso você faz com que o filho `perfeito` carregue o fardo de sempre ser o`perfeito` e ainda deprecia o irmão aos olhos dele, fazendo que ele veja o irmão sempre como um incapaz.

2. Nunca tome partido:

Quando os filhos chegarem até você, um atacando verbalmente o outro, jamais tome partido. Seja enfática dizendo logo `parem os dois`.Fazendo isso você já mostra que permanecerá neutra na questão e não tomará partido de ninguém, a menos é claro que um deles esteja em perigo.
Não deixe a discussão chegar a um ponto onde um dos filhos esteja em perigo. Intervenha logo que um começar a incomodar o outro.

3. Faça-os trabalhar em equipe:

É preciso que eles se vejam fazendo parte de um time, uma equipe. Tenha uma conversa com os dois e diga a eles que eles se comportam como estivessem em times diferentes, e que de agora em diante você quer vê-los no mesmo time.

Para isso, crie tarefas e atividades dentro de casa, onde eles tenham que realizá-las juntos. Faça um quadro com essas tarefas e com o auxílio deles elabore uma lista de recompensas que eles gostariam de ganhar. Assim, cada vez que o “time” realizar o que for proposto, o “time” ganha a recompensa, por outro lado quando não se comportarem o “time” perde e as recompensas seriam retiradas.

 

livro filhos o que fazer com eles

 

12 erros que os pais cometem

 

como ser pai

 

Artigos Relacionados
Dê a sua Opinião