COMO PROTEGER MEU FILHO DE BULLYING

Publicado em 23 de julho

COMO PROTEGER MEU FILHO DE BULLYINGHá uma situação muito antiga que acontece com as crianças e jovens, e que só agora ganhou uma palavra para defini-la, é o “bullying”, que em inglês significa intimidação. O bullying é o uso do poder do mais forte para intimidar ou perseguir alguém.

Você deve estar perguntando, onde o bullying ocorre? Nos mais diversos locais, geralmente quando não há um adulto por perto. Na escola ocorre na entrada, saída, intervalo e no transporte escolar. Pode ocorrer ainda, no clube, na rua em festas e passeios.

O bullying aparece de várias formas e as vezes é difícil de identificar, porém os mais comuns são: agressão física, verbal, exclusão do grupo e humilhação pública.

Como identificar se o seu filho está sofrendo bullying

Fique atenta a mudança de humor repentina, a queda de rendimento escolar, a isolamento dentro de casa. Verifique se ele está evitando falar da escola, clube, ou amigos. Observe se o seu filho chega machucado, ou com hematomas frequentemente.

Use o horário do jantar para conversar sobre a escola, clube, etc, e pergunte a respeito de como foi o dia dele. Cuidado com o tom de voz que você usará, pois o seu filho estará atento a isso e pode sentir-se intimidado por você.

Faça perguntas do tipo:

1) quais os amigos que fazem o lanche com ele no recreio?

2) com quem ele fica durante as brincadeiras?

3) se ele sabe o que é intimidação? (explique o que é)

4) se alguém na sala dele sofre com intimidação e por parte de quem?

5) se ele já foi vítima de intimidação por parte dos colegas?

6) a professora já viu isso acontecer ou ela sabe que isso acontece?

7) o que ele faz quando isso acontece com ele? E com os outros?

Como orientar os filhos a respeito do bullying

Ao tomar conhecimento que o seu filho está sofrendo intimidações, leve a sério e inicie um plano para orientá-lo a lidar com isso. Afinal enquanto mãe/pai é sua responsabilidade ensinar o seu filho como proceder. Aqui vão algumas dicas:

1. Parta para ação, não fique parada nem esperando a situação agravar-se

2. Ensine seu filho pelo exemplo. Pesquisas demonstram que criança que presenciam violência e agressão no lar são mais propensas a serem vítimas de bullying, ou ainda tornarem-se o `valentão`que intimidará outras pessoas.

3. Dê ao seu filho as pistas de como identificar o que é intimidação verbal, e física, assim ele saberá identificar quem não deve ser escolhido para amigo

4. Crie um ambiente que ajude seu filho a construir amizades. Os `valentões`geralmente focam naquelas crianças mais arredias, tímidas e sem amigos. Assim, você estará protegendo seu filho se ajudá-lo a ter bons amigos.

5. Pratique com o seu filho, como ele deve lidar com algumas situações de intimidação, caso elas ocorram. Lembre-se de praticar para que seu filho veja o jeito certo e errado de lidar com uma situação difícil.

6. Oriente seu filho a sempre buscar a ajuda de um adulto nestas situações. Deixe a Professora informada do que está ocorrendo para que ela possa lidar adequadamente com a situação.

7. Ajude seu filho a construir e elevar a auto estima, pois crianças com auto estima dificilmente deixam-se impressionar por intimidações. Por isso tenha sempre palavras positivas para o seu filho, motive-o, celebre os sucessos dele, esteja sempre pronta a apoiá-lo, alegre-se com os talentos e habilidades dele. Faça-o sentir-se seguro e acolhido.

Lembre-se, o bullying ocorre porque os `valentões` sabem detectar os pontos fracos dos outros. Eles observam as crianças que apresentam dificuldade de se relacionar, de fazer amizades, descobrem aquelas que mostram-se inseguras e que querem agradar a todo custo.

Por isso não deixe o caminho aberto para os `valentões`humilharem o seu filho, feche essas brechas alimentando a auto estima do seu filho, só assim ele ficará imune a esse tipo de agressão.

livro filhos o que fazer com eles

 

12 erros que os pais cometem

 

como ser pai

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como ensinar o filho a lidar com amigo q implica com ele
  • como ensinar meu filho a lidar com agressao de um amigo
Artigos Relacionados
Dê a sua Opinião